Um furo de captação de não é um “buraco” no solo, mas sim uma grande obra de engenharia projectada e construída, visando a exploração de água subterrânea. Tem as suas condicionantes construtivas, que devem ser executadas pelo empreiteiro e devem ser respeitadas pelo dono da obra, pois é ele que irá realmente beneficiar de uma melhor qualidade na execução do furo.
O furo é aberto por máquinas perfuradoras, com diâmetro raramente superior a 30”, no sentido vertical, de profundidades variáveis, de grande rendimento para a produção de água, podendo ser totalmente ou parcialmente revestidos, dependendo das condições da geologia local.
O método de perfuração escolhido e a qualidade dos materiais usados na construção do furo, é um factor bastante importante. O método de perfuração depende de muitos factores. Inclui custo, facilidade da construção, características hidrogeológicas do local a perfurar, diâmetro do furo, profundidade, protecção sanitária e o destino da captação de água.
Métodos de perfuração:
- Perfuração a rotopercussãoRotary ar comprimido através de martelo de fundo de furo (rochas fissuradas e nas rochas carbonatadas carsificadas do maciço antigo o método de perfuração é ROTARY)
- Perfuração rotary com circulação directa a ar comprimido ou lamasRotary com circulação directa ou inversa (rochas porosas e carsificadas)
- Perfuração com circulação inversa a ar comprimido ou lamasPreferencialmente rotary com circulação inversa.(para perfurações de qualidade superior)