Estudo hidrogeológico e geofísico

Estudo hidrogeológico e geofísico

A deteccao e caracterizacado de aquiferos profundos nao é um problema de solucao trivial. Sao poucas as empresas que tem recursos para investigacoes hidrogeologicas e esse tipo de pesquisa além de ser determinante na localizacado de futuros furos, permite que se avalie e caracterize os aquiferos superficiais e profundos, permitindo assim a avaliacao do potencial hidrico de toda a area de interesse.

Esta pesquisa fornece ainda dados para os projectos dos furos com perfuracoes adequadas aos aquiferos, minimizando os custos e optimizando os caudais a serem obtidos e até mesmo a vida util do aquifero. Sao aqui ainda obtidos dados no que se refere a area de proteccao do aquifero, no que concerne ao seu reabastecimento e eventuais contaminacoes.

Estudo hidrogeológico

O estudo hidrogeológico é executado em 2 fases, trabalho realizado em gabinete e trabalho de campo realizado no local da obra.

Carta geologica de PortugalNo trabalho realizado em gabinete, procuramos recolher e analisar dados geológicos e hidrogeológicos existentes sobre a área e região circundante, nomeadamente estudo de cartas geológicas, análise de cortes, perfis litológicos interpretativos, unidades geológicas hospedeiras do(s) aquífero(s) da região, estudos geofisicos, consulta de base de dados que contenham o inventario de outras captações existentes na área em estudo, entre outras informações relevantes.

No trabalho realizado de campo fazemos um levantamento geológico de superfície, procuramos identificar as estruturas geológicas que estejam visíveis e que sejam favoráveis à ocorrência de água subterrânea (falhas, fracturas, contactos litológicos, geomorfologia do terreno, cortes geológicos, topologia do solo, vegetação local, as amostras de rocha obtidas, etc), tentando avaliar e caracterizar a hidrogeologia de cada local, procurando identificar os aquíferos superficiais e profundos, permitindo assim a avaliação dos recursos hídricos de toda a área de interesse, com o intuito de orientar a melhor escolha do local para exploração de águas subterrâneas.

Prospeção geofísica

GeofisicaProspeção geofísica tem como objectivo ajudar de identificar estruturas geológicas favoráveis à ocorrência de água subterrânea (falhas, fracturas, contactos litológicos) SEV (sondagens eléctricas verticais), para definição da espessura do manto de alteração; VLF/EM (sistema adaptado a uma viatura todo-o-terreno).

A escolha do local para executar a perfuração resulta da interpretação e análise dos resultados obtidos nestes estudos, que nos auxiliam na identificação e definição de zonas ou locais favoráveis à realização de furos para a captação de água subterrânea.