Localização de furo de água ou perfuração

Localização de furo de água ou perfuração

Antes de pedir o licenciamento para pesquisa e captação de água subterrânea junto da Agencia Portuguesa do Ambiente e de deslocar os equipamentos de perfuração para o local da obra, é necessário determinar o local mais favorável a executar a perfuração.

As Sondagens Batalha possuem um conjunto de técnicos e de métodos que permitem a localização segura para um furo de água.

Além de as Sondagens Batalha utilizar todo o seu conhecimento na perfuração de captação de água, a experiência em áreas similares, antes de deslocarmos ao local da obra, fazemos a recolha de toda a informação relevante sobre a área em causa, nomeadamente, realização de estudos hidrogeológicos e no local recolhemos outras informaçoes tal como a topologia do solo, a vegetação local, as amostras de rocha obtidas (onde aplicável), a geologia local, a informação sobre outras captações existentes perto do local a perfurar, estudos geofísicos, etc.

Na maior parte dos casos, a posição do furo é limitada simplesmente pelo tamanho da propriedade ou por limitações de acesso do equipamento de perfuração.

A localização de um furo é determinante a sua finalidade. Para furos de água para consumo humano e de irrigação, há que ter em conta a qualidade do aquífero. Para isso, deverá ser feita pelos técnicos das Sondagens Batalha, uma avaliação hidrogeológica do local a perfurar.

Aquando da localização de um furo, deve-se também considerar a proximidade de fontes potenciais da contaminação, tais como: áreas de armazenamento de combustível ou de produtos químicos, fossa ou tanques sépticos. A presença de uma protecção para proteger o furo dessas potenciais fontes de contaminação é muito importante para evitar a contaminação da água.

A localização do furo deve ser feita de modo que seja acessível para uma futura limpeza, tratamento, reparo, testes, inspecçoes, e outras actividades que podem ser necessárias com o tempo. Depois de escolhida a localização, terá que se proceder ao licenciamento da captação junto das instituições adequadas.